Acontece

Eventos

Eventos

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água é comemorado hoje! A data chama para reflexões e, também, nos faz agradecer e celebrar esse recurso natural tão abundante em nosso país. Listamos 7 cachoeiras incríveis pelo Brasil para você planejar a próxima viagem (depois que a pandemia acabar, ok?).

 

1. Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina/Bahia

No coração da Bahia, em plena Chapada Diamantina, está um dos cenários naturais mais impactantes que você verá na vida. Cercada por paredões rochosos, sua queda d’água chega quase a alcançar 400 metros. Não à toa, recebe o título de uma das maiores cachoeiras do Brasil. E tudo isso cercado pelo esplendor do Vale do Capão.Aproveite para conferi-la de perto, tanto de cima, quanto de baixo. O passeio mais famoso é aquele em que  você avista a queda d’água de cima. Porém, vá preparado para uma trilha de nível médio de cerca de 12 km, para o trajeto ida e volta.

2. Cachoeira do Segredo – Chapada dos Veadeiros/Goiás

Depois de encarar um trajeto nível hard de cerca de 8 km (16 km, para o trajeto ida+volta) em mata densa, atravessando várias vezes os rios do Segredo e São Miguel, o visitante da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é recompensado com um visual daqueles: a cachoeira do Segredo.

Com 115 metros de queda, suas águas caem em um poço bem gelado, que garante o banho refrescante nos dias mais quentes do verão. Em alguns pontos, no entanto, o poço é meio fundo. Então, é preciso tomar um certo cuidado.

 

3. Cachoeira de São Romão - Chapada das Mesas/Maranhão

 

Ela é parte do conjunto de belas cachoeiras do sul do Maranhão, e fica a 70km de Carolina (cidade famosa por suas quedas d’água no estado, também chamada de Paraíso das Águas). Mas não se engane, não vai ser nada fácil chegar ao paraíso São Romão! Você vai precisar de um carro 4×4 e é aconselhável estar acompanhado de um guia para passar pelos obstáculos sem se perder pelo caminho.

 

4. Cachoeira Boca da Onça – Bonito/Mato Grosso do Sul

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, abriga uma das cachoeiras mais imperdíveis do Brasil: a cachoeira Boca da Onça, com 157 metros de altura. Sua queda d’água recebe o título de a maior do Mato Grosso do Sul. Para chegar até aqui, é preciso encarar uma trilha em meio à mata nativa, por 4 km. Super agradável, o caminho reserva mais de 10 quedas d’água, sendo que em 3 delas é permitido nadar. Cansou? Tá calor? Dê um mergulho para se refrescar em águas transparentes. Pertinho dali está o Cânion do Salobra.

5. Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro/Minas Gerais

Minas Gerais também tem uma cachoeira surreal para chamar de sua. E ela é a terceira maior queda d’água do Brasil. A Cachoeira do Tabuleiro fica, na verdade, em Conceição do Mato Dentro, no Parque Estadual da Serra do Intendente.

Eclética, a cachoeira do Tabuleiro, que tem 273 metros de altura, é ponto turístico até mesmo para sedentários ou preguiçosos. Depois de uma caminhada leve de uns 20 minutos, já é possível admirar toda a plenitude do lugar.

6. Cachoeira da Farofa – Serra do Cipó/Minas Gerais

Desta vez na Serra do Cipó, Minas Gerais volta a figurar na nossa lista, por abrigar outra cachoeira de peso. A Cachoeira da Farofa fica no Parque Nacional desta Serra e é reconhecida por ser uma das com mais fácil acesso.

Chegando na entrada do Parque, o visitante vai pedalar ou caminhar por cerca de 8 km até sair no paredão da cachoeira. Com boa sinalização e um trecho plano, você vai sair logo na cara do gol ou, melhor, no leito do rio. Depois disso, são apenas 50 metros por entre pedras até as várias quedas da cachoeira da Farofa.

7. A Cascata do Caracol - Parque Caracol em Canela/Rio Grande do Sul

A Cascata do Caracol (131 metros), no Parque do Caracol, em Canela, é a mais famosa do Rio Grande do Sul. O mirante e o elevador panorâmico são ótimos para tirar fotos, mas para ver a cachoeira de perto é preciso encarar uma escada com 750 degraus.

 

Quality presente nos melhores momentos do dia

solicite uma proposta